Capela do Socorro recebe oitava unidade do Descomplica SP

São 270 serviços municipais ofertados, como seguro-desemprego e cadastro para recebimento de benefícios sociais

03/07/2020

A Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (03/07), na Rua Cassiano dos Santos, 499 – a oitava unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Capela do Socorro, na Zona Sul da capital.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o Plano de Metas previa a implantação de oito unidades do Descomplica SP. “Mais de 99% dos usuários aprovam os atendimentos nas unidades do Descomplica SP. Esse é o tipo de serviço que a gente quer ver replicado pra qualquer repartição pública”, disse.

Disposta em um espaço de 800 m², a unidade entrou em pré-operação no dia 29 de junho e oferece 270 serviços de 12 órgãos e secretarias como cadastro para recebimento de benefícios sociais, requerimento de seguro-desemprego, informações ao empreendedor, alistamento militar, desbloqueio da senha web, entre outros.

“O Descomplica SP desburocratiza o acesso da população aos serviços da Prefeitura. Todos os colaboradores recebem treinamento e são capazes de oferecer aos cidadãos as orientações e informações necessárias sobre o serviço que procuram”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós.

Seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, a unidade opera com apenas 20% de sua capacidade, horário reduzido e diversas recomendações de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscara.

A unidade da Capela do Socorro estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, só prestará serviços com agendamento prévio, disponível na Central 156 ou no site do Descomplica SP. Quem for à unidade sem data e horário marcados receberá orientação para agendar o serviço.

“Teria que ir até a Zona Norte para dar entrada no seguro desemprego. Fiquei feliz em saber da criação desse serviço bem próximo da minha casa. A praticidade é bem maior”, afirmou a usuária do serviço, Marli Gonçalves.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, liderada na Prefeitura pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT). Além da Capela do Socorro, os paulistanos contam com unidades do programa nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estão abertas exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – Cate. Já a unidade do Campo Limpo está aberta seguindo o mesmo protocolo de prevenção implementado na Capela do Socorro.

“Esse programa é um exemplo que já vinha do Governo do Estado desde a década de 90 e que por questões partidárias não era replicado no município”, finalizou o prefeito Bruno Covas.

Entenda como funciona o agendamento:

Central 156

Para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus.

Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.
O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.

Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento às mesas de atendimento.

Pela internet

Acessando a página principal do Descomplica SP no endereço descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis. Clique aqui para ir direto ao agendamento.

Imagem em destaque mostra duas atendentes do Descomplica de um lado da mesa. Do outro, uma cidadã sendo atendida. Totens com os números das mesas dividem as estações de atendimento. Todas usam máscara. Crédito: Marcelo Pereira/SECOM

Assessoria de Comunicação SMIT administrator