Descomplica SP atinge MEIO MILHÃO de atendimentos!

São quatro unidades inauguradas, atendendo 4.500 pessoas por dia

O Descomplica SP – programa da Prefeitura de São Paulo que propõe novo padrão de excelência no atendimento presencial ao cidadão – atingiu em agosto a marca de 500 MIL atendimentos em suas quatro unidades: São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte) e Butantã (zona Oeste). São cerca de 4.500 atendimentos por dia. Entre os serviços mais procurados estão Intermediação de Mão de Obra, inscrição no Cadastro Único e pedidos de Certificados de Dispensa Militar.

“Descentralizando cada vez mais os serviços do município, evitamos que a população tenha que se deslocar até o centro. Na prática, significa mais conforto, menos tempo e menos gastos para o cidadão. Queremos levar as ações integradas da Prefeitura e dos governos estadual e federal para mais perto das pessoas”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Até o fim de 2020, mais quatro unidades devem ser inauguradas.

Inovações no atendimento

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais focado na resolução de problemas e no atendimento integral. Por meio de inovações no atendimento presencial, como o Atendimento Lado a Lado e o Descomplica Digital, o atendente dedica mais tempo ao cidadão para esgotar todas as necessidades que o levaram ao serviço e até outras mais que forem detectadas ao longo do atendimento.

O Descomplica SP oferece serviços de 12 secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população. Nele o cidadão encontra, em um só lugar, mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o registro de Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o registro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com serviços estaduais e federais, em parcerias com estatais, autarquias e outras esferas de governo.

Política de excelência

Lançado em março de 2018, o programa Descomplica SP é um dos programas mais bem avaliados da Prefeitura Municipal de São Paulo (99% de aprovação) e é considerado o início da concretização da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.

#PraCegoVer: Foto do interior do Descomplica SP Butantã, mostrando a recepção, a área de espera e as mesas de atendimento. Em primeiro plano, uma senhora idosa é auxiliada por uma atendente do Descomplica SP.