Descomplica SP soma-se aos esforços da Operação Baixas Temperaturas

Varal solidário foi instalado na unidade de Campo Limpo para disponibilizar agasalhos. No Descomplica SP, também é possível abrir chamado no SP 156 para acolher pessoas em situação de rua expostas ao frio

No início de julho, as unidades do Descomplica SP Campo Limpo e São Miguel Paulista instalaram um varal solidário para disponibilizar agasalhos e blusas de frio para as pessoas que mais precisam. Em agosto, foi a vez da unidade do Butantã fazer o mesmo. Os varais ficam localizados em espaço de uso comum na praça de atendimento e qualquer pessoa pode levar roupas – doadas por funcionários e usuários das unidades.

Essa iniciativa soma-se aos esforços da Operação Baixas Temperaturas, que consiste no reforço da oferta ao acolhimento na rede municipal para a população mais vulnerável, sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente.

Lembrando que em todas as unidades do Descomplica SP é possível abrir um chamado no SP156 para acolher pessoas em situação de rua expostas às baixas temperaturas. O cidadão pode realizar a solicitação pela internet, usando os equipamentos disponíveis nas praças de atendimento, ou presencialmente com o auxílio de um atendente da unidade. Entre julho e agosto deste ano, o SP156 atendeu a mais de 25 mil solicitações de abordagem a pessoas de rua.

“Esta é a essência do Descomplica: um atendimento de excelência, humanizado e conectado com as necessidades da comunidade – seja em ações solidárias como o varal de agasalhos, seja em ações integradas com a Operação Baixas Temperaturas, por meio dos pedidos de acolhimento a pessoas em situação de rua”, explica Daniel Annenberg, secretário unicipal de Inovação e Tecnologia.

Todo mundo pode ajudar
A população em toda a cidade também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CAPS, que funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

– O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

– Citar pontos de referência;

– Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Sobre o Descomplica SP
Com unidades em São Miguel Paulista, Campo Limpo, Santana/Tucuruvi e Butantã, o programa revoluciona o atendimento ao cidadão e instaura o padrão “PoupaTempo” nas praças de atendimento das subprefeituras. Até 2020, a cidade deve receber mais quatro unidades.