Inauguração do Descomplica SP – Penha

04/02/20

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira (31) mais uma unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Penha, na Zona Leste, e a previsão de atendimento é de 1200 pessoas por dia.

“Mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Descomplica SP. Esse número comprova a aprovação da população em ter serviços essenciais da Prefeitura de São Paulo e de órgãos parceiros perto de casa, com atendimento ágil e de qualidade”, aponta o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

O Descomplica SP Penha reúne ao todo cerca de 300 serviços de 13 órgãos e secretarias parceiras, como auxílio na busca por emprego, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre outros. Essa unidade também oferece serviço de zoonoses como emissão de RG Animal e termos de castração.

A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

Para simplificar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para o novo conceito de atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam, Empresa pública de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo.

“O Descomplica traz uma experiência inovadora de atendimento às pessoas, unindo tecnologia com um novo conceito, que favorece o ambiente de proximidade e parceria com quem está atendendo. A Prefeitura muda o sentimento de que é a criadora de problemas, para ser a solucionadora deles”, explica o presidente da empresa, Gelso Lima.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e sendo expandido, gradativamente, para toda a cidade. A cidade de São Paulo já conta com sete unidades do Descomplica SP: em São Miguel Paulista e São Mateus, na zona leste; Campo Limpo e Jabaquara, na zona sul; Butantã, na zona Oeste; e Santana/Tucuruvi, na zona norte.

Conheça a Unidade Penha

Diego Silva editor