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Dúvidas frequentes

O Descomplica SP é a Prefeitura perto da sua casa. É um local de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o registro de Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o registro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com serviços estaduais, como o Detran e emissão de RG, e federais, como os Correios e o próprio Banco do Brasil. Leia mais aqui.

Atualmente, temos quatro unidades em operação: na zona Leste, em São Miguel Paulista; na zona Sul, no Campo Limpo; na zona norte, em Santana/Tucuruvi; e na zona Oeste, no Butantã. Até 2020 serão inauguradas pelo menos mais uma unidade em cada região.

O Descomplica SP foi sim inspirado pelo Poupatempo. É a sua versão municipal. Na verdade, ao oferecer serviços de 12 secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população, acesso monitorado ou livre a computadores e até espaços para estudar, trabalhar e se capacitar, o Descomplica SP vai além e acaba sendo um avanço da concepção do Poupatempo.

Ele é uma política pública da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e  composta por mais de dez secretarias, além de autarquias e empresas públicas municipais.

Não. A Central do SP156 é dedicada apenas a receber as ligações da população e encaminhar estas demandas, mais as que chegam pelo Portal SP156 e aplicativo, aos diversos órgãos da Prefeitura de SP. As unidades do Descomplica SP ficam no mesmo local das Subprefeituras das regiões onde são implantadas.

São cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o registro de Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o registro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com serviços estaduais, como o Detran e emissão de RG, e federais, como os Correios e o próprio Banco do Brasil. Veja aqui os serviços oferecidos por cada unidade.

Sim. Lá você vai encontrar atendentes preparados para lhe atender e dar todas as orientações. E o principal: preparados para lhe ouvir e ajudar a encontrar a solução para o seu problema, seja ela qual for. Você também pode acessar a Carta de Serviços do Portal SP156, que contém todas essas informações – inclusive se um serviço está disponível ou não no Descomplica SP, que documentos levar ou se é possível realizá-lo online ali na hora.

Você pode acessar a Carta de Serviços do Portal SP156, que contém todas essas informações – inclusive se um serviço está disponível ou não no Descomplica SP, que documentos levar ou se é possível realizá-lo online ali na hora. Mas não se preocupe: no Descomplica SP todos os atendentes estão preparados para lhe ajudar e orientar.

No Descomplica SP, monitores treinados podem acompanhar sua utilização do computador e orientar a busca por serviços e sites específicos, o preenchimento de formulários etc. Mas, se desejar e já souber como fazer, você pode sim usar os computadores para realizar alguma tarefa que necessite.

Sim. Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa Descomplica SP já realizou mais de 420 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos. É o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas. Esta política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.

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