Política de Atendimento ao Cidadão

Desde setembro de 2018, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, vem colocando em prática a Política de Atendimento ao Cidadão, focada totalmente na excelência dos serviços prestados: Uma inovação tanto na forma de cuidar da cidade quanto na forma de proteger cidadãs e cidadãos de São Paulo.

Foi o decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, que criou novas linhas de conduta para a promoção e acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, garantindo atendimento mais integrado, ágil e eficiente.

Isso significa: promover e incentivar projetos que inovem no atendimento, formar e valorizar os servidores que atendem a população, criar espaços voltados ao acolhimento do cidadão e suas demandas e focar sempre na satisfação de quem utiliza o serviço. Descomplicar. Padronizar. Inovar.

"Esta é uma medida que valoriza a atribuição primordial da Prefeitura: o bem servir à população.”
Bruno Covas
Prefeito Municipal de São Paulo

O objetivo é instituir boas práticas orientadas para os direitos dos cidadãos e propor uma atuação integrada dos órgãos da Prefeitura, a fim de simplificar os procedimentos, pois desburocratizar é descomplicar – e não é à toa que o início da concretização desta Política se deu justamente por meio da criação do programa Descomplica SP.

“Estamos levando as ações da Prefeitura para mais perto das pessoas. Descentralizando os serviços do município, evitamos que a população tenha que deslocar-se até o centro. Na prática, significa mais conforto, menos tempo e menores gastos para o cidadão.”
Foto de Daniel Annenberg
Daniel Annenberg
Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia

A iniciativa também traz como benefícios a instituição da transparência como um valor a todos aos processos da Prefeitura de São Paulo. A Carta de Serviços – base oficial de informações disponível para consulta nos canais SP156 – foi expandida para destacar as particularidades de cada serviço, como prazos, documentos e taxas necessários, além da legislação relacionada, entre outros dados, em linguagem cidadã e acessível.

Por falar em acessibilidade, a Política de Atendimento ao Cidadão também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à priorização dos canais eletrônicos de atendimento, capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos e ampla possibilidade do cidadão se engajar, tanto na avaliação dos serviços quanto até, mais ativamente, ao participar da criação de novos projetos.

Veja aqui os 12 princípios da Política de Atendimento ao Cidadão

Conheça o decreto 58.426/18

Acesse a Carta de Serviços de mais de 950 serviços da Prefeitura de SP por meio do Portal SP156