Prefeitura inaugura Descomplica SP no Butantã

Capital conta agora com quatro unidades do programa que propõe novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. São cerca de 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros. Saiba mais em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

A Prefeitura de São Paulo lança mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A praça de atendimento da Subprefeitura do Butantã, na zona oeste, foi totalmente modernizada e passa a ofertar serviços mais ágeis e eficientes.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Butantã dispõe de cerca de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a recolocação no mercado de trabalho, o pedido de Seguro Desemprego, a solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, além da emissão da Carteira de Trabalho, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, com validação de créditos do Bilhete Único, além de correspondente bancário do Banco do Brasil.

“Uma cidade mais inteligente e humana é aquela que simplifica a vida das pessoas, transforma a gestão da Prefeitura e, principalmente, melhora o atendimento ao cidadão. É isso que estamos fazendo aqui!”, destacou Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Disposta em um espaço de 920 m² a unidade opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201. Tem 60 servidores capacitados para realizar 1200 atendimentos diários. Os conceitos de acessibilidade integral garantem segurança e autonomia para usuários com deficiência física, auditiva ou visual.

O programa Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 8 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo, Santana/Tucuruvi), em breve será implantado também nas localidades de São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara.

A Prodam é responsável integração dos sistemas, treinamento do novo conceito de atendimento ao cidadão e infraestrutura tecnológica. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirmou o presidente da empresa, Daniel Glaessel Ramalho.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica São Paulo
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

“É uma mudança de perspectiva. Mostra que estamos todos do mesmo lado e que o foco é sempre na excelência do atendimento”, complementa Annenberg.

Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.