Logotipo da Programa São Paulo Cidade Inteligente e Humana ao lado do brasão da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Nossos 12 Princípios

Sempre guiados por nossa Política de Atendimento ao Cidadão, construímos os seguintes princípios básicos para orientar nosso trabalho. E não só no Descomplica SP, mas em toda a Prefeitura:

  • Necessidades dos cidadãos como base da estruturação dos serviços
  • Atenção à singularidade de cada cidadão
  • Valorização do tempo do cidadão

  • Visão integral do cidadão em suas necessidades
  • É necessário abolir a frase “Não é aqui”

  • Estrita legalidade como campo de atuação no atendimento
  • Promoção da legalidade como campo da garantia geral de direitos

  • Atendimento sem privilégios

  • Atendimentos preferenciais

  • Atendimento sem discriminação

  • Simplificação da linguagem e das informações
  • Simplificação do acesso aos serviços
  • Padronização

  • Desrobotização do trabalho de atendimento
  • Seleção de servidores e agentes públicos com perfil adequado para o atendimento
  • Contínua e sistemática qualificação
  • Fomento ao atendimento como atividade rica, analítica e complexa, exigindo espírito investigativo dos funcionários

  • Informações sobre os serviços divulgadas e atualizadas de maneira ativa pelos órgãos prestadores

  • Acessibilidade arquitetônica, digital e comunicacional
  • Fomentar a familiarização do cidadão com a oferta digital de serviços públicos e com as oportunidades trazidas pelo meio digital

  • Monitorar indicadores buscando mensurar a qualidade do serviço
  • Avaliar a satisfação de cidadãs e cidadãos em relação aos serviços prestados
  • Conhecimento do público alvo e do comportamento da demanda para cada serviço

  • Inovação contínua e permanente
  • Inovação não é obrigatoriamente tecnológica

  • O diálogo atendente-cidadão deve fomentar o resgate da credibilidade da imagem da população sobre os serviços públicos e sobre os funcionários públicos
  • Garantia de que a privacidade e a segurança serão preservadas
  • Transparência de dados