São Paulo ganha mais um Descomplica SP, agora no Jabaquara

Capital passa a contar com 6 unidades do programa que propõe novo padrão de atendimento ao cidadão. São mais de 300 serviços ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único para idoso e pessoa com deficiência e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros. Saiba mais em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

A Prefeitura de São Paulo acaba de inaugurar mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. Disposta em um espaço de 1000 m², a unidade opera desde o dia 16/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Subprefeitura do Jabaquara, na zona sul (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314). Tem previsão de 1100 atendimentos diários.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Jabaquara dispõe de mais de 300 serviços, de 14 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou cerca de um milhão de atendimentos.

“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”, destaca Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e formação e capacitação do novo conceito de atendimento ao cidadão com inteligência Prodam.

“O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirma o presidente da empresa, Gelso Lima.

O Descomplica SP está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo, Santana/ Tucuruvi, São Mateus e Jabaquara), o programa entra ainda este mês em fase de testes, já aberto à população, na Penha. Para o próximo ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado
Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que estimula a relação de confiança entre agente público e cidadão.

Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.