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SP156: Prefeitura sem sair de casa

Com o Descomplica SP, você consegue atendimento presencial de forma muito mais ágil e bem perto de onde você mora. 

Agora imagine isso tudo sem sair de casa. Ou onde você quiser!

Bem-vindo ao SP156.

LIGUE. 156 | Central Telefônica

ACESSEsp156.prefeitura.sp.gov.br | Portal

BAIXE. SP 156 no seu Android ou Iphone | Aplicativo

Esse número você já conhece: é o 156 de sempre, para o qual você provavelmente já ligou para fazer algum pedido ou reclamação à prefeitura. Mas você sabia que ele mudou? Que, como parte da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão, assinada pelo prefeito Bruno Covas, o SP156 está muito mais moderno, registrando pedidos e oferecendo serviços até por aplicativo de celular?

A grande vitrine do novo SP156 é o Portal SP156.prefeitura.sp.gov.br, que disponibiliza mais de 950 serviços municipais em uma navegação simplificada, super fácil de usar.  

Elementos visuais facilitam a navegação pelo novo site, exigindo menor número de cliques para o registro de solicitações, tornando a ferramenta mais intuitiva. A linguagem simplificada em formato claro, objetivo e amigável e uma lógica de organização que apresenta cada serviço em sua integralidade (com informações sobre os procedimentos, documentos necessários e dúvidas frequentes) permite que qualquer cidadão tenha acesso imediato ao que deseja, mesmo sem muita familiaridade com a internet.

E isso vem acontecendo rapidamente: a média de acessos ao portal SP156 já passa dos 8.500 visitantes por dia, enquanto o telefone é utilizado diariamente por quase 15 mil pessoas. Conteúdos sobre Rua e Bairro, Lixo e Limpeza, Animais, Trânsito, Transportes e Meio Ambiente, além de Obras, Imóveis e Habitação ou Comércio e Serviços representam mais de 90% do volume de solicitações – e aparecem com destaque no portal.

O serviço de Bilhete Único, por exemplo, está disponível nas modalidades para estudante, para pessoa com deficiência, para idoso, ou ainda nas categorias comum ou modalidade vale transporte, ilustrando a especificidade das informações disponibilizadas pelo atendimento municipal.

Outros canais de atendimento SP156

Além de contar com o portal de atendimento SP156, o cidadão pode solicitar informações sobre os serviços da Prefeitura de São Paulo ou registrar pedidos por meio da central telefônica 156, das praças municipais de atendimento e do programa Descomplica SP (em São Miguel Paulista, na zona leste; em Campo Limpo, na zona Sul; e, em breve, em Santana/Tucuruvi, na zona norte, e no Butantã, na zona oeste)

Além disso, o aplicativo SP156 (disponível para celulares nas versões iOS e Android) oferece a possibilidade de fotografar e marcar no mapa as demandas, otimizando o atendimento das equipes de zeladoria.

“Estamos empenhados em modernizar os sistemas para garantir respostas ágeis aos desafios na gestão da cidade. A tecnologia tem papel fundamental na busca por estes atalhos, pois otimiza a atuação das nossas equipes, evita retrabalho e poupa recursos como tempo e dinheiro”
Foto de Daniel Annenberg
Daniel Annenberg
Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia