O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade (veja quais).
Com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, quatro unidades do programa já operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Jabaquara (zona Sul) e São Mateus (zona Leste). Serão oito até 2020.
O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade (veja quais).
Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP oferece serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população. Oito unidades do programa operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Jabaquara (zona Sul), São Mateus (zona Leste), Penha (zona Leste) e Capela do Socorro (zona Sul).
O Poupatempo municipal
Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP oferece serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população.
Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, o que propicia total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.
O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.
Nas unidades do Descomplica SP é realizado o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, o que propicia total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.
O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.
Política de excelência
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.
É o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
O início
O projeto-piloto foi desenvolvido na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste e começou em março de 2018. Desde de sua abertura, o Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.
A política é o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18 e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado e homogêneo entre os órgãos municipais. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
Prefeitura de São Paulo | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 2020