Descomplica SP: a Prefeitura perto da sua casa

O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade (veja quais).

Com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, quatro unidades do programa já operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Jabaquara (zona Sul) e São Mateus (zona Leste). Serão oito até 2020.

Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade (veja quais).

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP oferece serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população. Oito unidades do programa operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Jabaquara (zona Sul), São Mateus (zona Leste), Penha (zona Leste) e Capela do Socorro (zona Sul).

O Poupatempo municipal

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP oferece serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços estaduais e federais muito procurados pela população.

“Estamos levando as ações da Prefeitura para mais perto das pessoas. Descentralizando os serviços do município, evitamos que a população tenha que deslocar-se até o centro. Na prática, significa mais conforto, menos tempo e menores gastos para o cidadão”
Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, o que propicia total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.

O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.

Nas unidades do Descomplica SP é realizado o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, o que propicia total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.

O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.

“É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, do bem atender”, complementa o secretário

Política de excelência

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.

É o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.

A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.

O início

O projeto-piloto foi desenvolvido na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste e começou em março de 2018. Desde de sua abertura, o Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.

A política é o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.

A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18 e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado e homogêneo entre os órgãos municipais. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.